Primavera!!

“A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera”.

Texto extraído do livro “Cecília Meireles – Obra em Prosa – Volume 1”, Editora Nova Fronteira – Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

Queridos e queridas!!
felizes?
feliz primavera!
recebi este texto de uma amiga, a Ana Rosa!
e achei interessante partilhar aqui.
o texto já diz tudo.
então, sejam felizes!!
bjs no cuore!!

ps: última chamada para votarem no Top Blog 2011, é só clicar no selinho, abaixo do cabeçalho, lado direito. se já o fizeram, divulguem aos amigos votarem tbm!!

Facebook: Marta Schaefer
Twitter: @martaide

Anúncios

Sobre Schaefer, Marta Ide

artist, life lover, origami, ikebana, shodo, oshie, chado, professional traveller, art, bookbinding
Esse post foi publicado em diamondpapers.com.br, mandalas, rosas/roses. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Primavera!!

  1. aline galvão disse:

    Adorei isso …maravilhoso demais, essa arte oriental é grandiosa
    Feliz aquele que tem essa permissão de conseguir faze -la …bjsjs

    Curtir

  2. dieta disse:

    .Sol de Primavera.Beto Guedes.Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos.Quero ver brotar o perdao onde a gente plantou juntos outra vez.Ja sonhamos juntos semeando as cancoes no vento.Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar.Ja choramos muito muitos se perderam no caminho.Mesmo assim nao custa inventar uma nova cancao que venha nos trazer.Sol de primavera abre as janelas do meu peito.a licao sabemos de cor.so nos resta aprender.FELIZ PRIMAVERA! Oi gente querida..A primavera esta chegando Vai comecar um novo tempo mais colorido perfumado e agradavel..Eu sempre me animo muito com a chegada desta estacao tao especial que torna os dias e as noites iguais o ar mais perfumado e os locais mais coloridos. Nao entendo como muitas pessoas podem ficar indiferentes a este presente de Deus..Espero que a Primavera possa tambem entrar e nossos coracoes e fazer florescer o amor..Feliz Primavera para todos nos!!!

    Curtir

  3. jaqueline disse:

    Marta querida , que texto fofoooo ! Feliz primavera para você também , adoro seus trabalhos de origami , parabéns pelo capricho e carinho que põe neles ~~* beijinhos carinhosos!
    http://amordobrado.blogspot.com

    Curtir

  4. Mariana disse:

    Que delicadeza; que obra linda! Continuo encantada! Parabéns!!! Muiiito talentosa!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s